As Projetos

A2S aprova as primeiras candidaturas, a nível nacional, no âmbito da medida LEADER do PDR2020

No quadro da abordagem LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente – PDR2020, ontem, dia 29 de dezembro foram formalmente aprovados 8 projetos de investimento nas áreas da produção, transformação e comercialização de produtos agrícolas submetidos à A2S.

A decisão de seleção dos projetos decorreu na reunião do Órgão de Gestão do GAL A2S do passado dia 28 de novembro e foi agora homologada pela Gestora do PDR2020, permitindo que a A2S se tornasse a primeira associação a nível nacional com aprovações no âmbito da medida LEADER.

O investimento total ascende a 700 mil euros e vai permitir criar cerca de 10 postos de trabalho. Os promotores dos concelhos de Loures e Mafra que viram os seus projetos aprovados estão agora em condições de assinar os contratos de financiamento com o IFAP, o que dará origem ao reembolso a fundo perdido de cerca de 40% das despesas a realizar entre 2017 e 2018.

Já a partir de 2 de janeiro de 2017 vai iniciar-se o segundo período para a apresentação de candidaturas para “Pequenos Investimentos nas Explorações Agrícolas” e “Pequenos Investimentos na Transformação e Comercialização de Produtos Agrícolas”. Vai estar a concurso uma dotação de cerca de 310 mil euros, prevendo-se a mobilização de 800 mil euros de investimento nos concelhos de Loures, Mafra e Sintra.

Mais informações sobre o processo de candidaturas encontram-se disponíveis no site da A2S (www.a2s.pt)